Construir a Fé (Fim-de-semana em Castelo de Neiva)



Nos dias 16, 17 e 18 de Novembro realizou-se o primeiro fim-de-semana do grupo neste ano de 2012/2013. O grande objectivo deste encontro, além de aprofundar um pouco mais o tema proposto para este trimestre, “Construir a Fé”, era também o de integrar os novos elementos do grupo e estreitar as relações entre todos.
  Este fim-de-semana foi passado na casa dos Espiritanos na Foz do Neiva, e iniciou na Sexta-feira à noite com uma oração ao estilo de Taizé baseada numa passagem da I Carta de João: «Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê» (I Jo 4, 7-21), que serviu também de mote para todo o fim-de-semana. A relação com Deus só é possível se houver também uma verdadeira relação com aqueles que estão ao nosso lado; cultivando a relação com os outros, cultivamos a nossa relação com Deus.

No Sábado de manhã, foi feita a dinâmica “O Rio da Vida”, em que cada elemento foi convidado a desenhar um rio que representava o seu percurso de vida e de fé, em que assinalariam os momentos/pessoas que marcaram de forma profunda essa caminhada; no fim, todos foram desafiados a partilhar com o grupo o seu “rio da vida”. Antes do almoço, houve ainda oportunidade de celebrar a Eucaristia, presidida pelo nosso pároco, Sr. Pe. Nuno, que conseguiu dar um “saltinho” até Castelo de Neiva para estar connosco e melhor nos ajudar a rezar.

Durante a tarde, foi proposta uma sessão de cinema: visualizamos o filme The Truman Show, ao qual se seguiu uma pequena reflexão/discussão sobre a qualidade e autenticidade das nossas relações e sobre a temática da confiança como pressuposto para a Fé. Depois do jantar, o serão começou com a reflexão, em pequenos grupos, de uns textos acerca da Fé como uma relação de amor com Deus, que atravessa várias etapas/sentimentos; em seguida, cada grupo apresentou um sketch, comparando a nossa relação com Deus à relação de um casal. Para finalizar a noite, divertimo-nos a jogar ao “Convertes?” (adaptação do célebre jogo “Tens mira?”).
No Domingo de manhã, antes da partida, e como gesto de compromisso, cada elemento foi convidado a escrever o que é que este fim-de-semana, ou melhor, o que é que a Fé, poderia mudar nas suas vidas; logo depois, depositamos os compromissos numa garrafa, que foi lançada na foz do rio Neiva.

Foi um fim-de-semana muito preenchido, com muita música, muita animação, com momentos fortes de oração e também de partilha, que nos ajudou a reflectir sobre a Fé na nossa vida, e a forma como construímos a nossa relação com Deus e com os outros.

Alguns vídeos para reflectir...


Ainda no contexto do Hi-God, aqui fica a partilha de alguns vídeos que o Pe. Valério, sj., nos mostrou no seu workshop "I Believe in You!", acerca da Fé.

Que lugar ocupa Deus na minha vida?



Como tornar o mundo num lugar melhor a partir da nossa Fé?

 
 
É possível acreditar que podemos fazer mais e melhor... Podemos SER MAIS =)
 

 
 
 
Boa reflexão!!

«Fé & Jovens? Humm... Duvido!»


No passado dia 3 de Novembro, o nosso grupo (acompanhado por 4 jovens do 10º ano da paróquia) participou na 5ª edição do Hi-God! – Um dia com Deus. Esta actividade, direcionada para jovens, acontece uma vez por ano na cidade de Braga e possibilita a todos os participantes um dia de encontro com o nosso Deus e de partilha com outros que professam a mesma Fé.
 
Este ano, e porque a nossa Arquidiocese está verdadeiramente empenhada em viver o Ano da Fé, o tema do Hi-God foi «Fé & Jovens? Humm… Duvido!». Neste dia, tivemos a oportunidade de pôr em dúvida (porque isso às vezes também é preciso!) os conteúdos da nossa fé e o impacto que ela tem na nossa vida, para melhor a podermos manifestar aos outros.
Durante a actividade, pudemos participar em workshops, celebrar a Eucaristia, partilhar e conviver com outros jovens, percorrer a cidade pelas sendas da história do Cristianismo e ainda rezar num concerto-oração dirigido pela Banda Missio.
 
 
 A Fé não pode ser assumida pelos jovens como um conjunto de obrigações ou de proibições que nos impedem de “aproveitar a vida”; mas deve ser sempre afirmada como um acto livre, como um ponto positivo nas nossas vidas. Afirmar a nossa Fé é ser e dar mais aos outros através de pequenos gestos de amor. A Fé deve ser como uma imagem de marca que nos impele a fazer a diferença no mundo: “Estar no mundo, sem ser do mundo”!
 

Novo desafio: Fé





Depois de um ano em que fomos convidados a reflectir sobre a nossa identidade de cristãos, a repensar a nossa vivência comunitária da fé e a questionar a nossa missão na Igreja enquanto grupo de jovens, eis que surge um novo desafio: um Ano da Fé, proclamado pelo Santo Padre, que nos interpela a redescobrir o dom de sermos Cristãos!
É neste contexto que o nosso grupo dá início a mais uma aventura. Com uma nova coordenação, com novos elementos e com um novo programa pastoral, está na hora de avançarmos mais um pouco na construção da nossa Fé. O objectivo das actividades é ajudar cada elemento a (re)conhecer(-se) na Fé e a firmar cada vez mais os seus alicerces na pessoa de Jesus Cristo, para que depois, no dia-a-dia, na escola, na faculdade, no trabalho ou na família, possamos professá-la de uma forma mais autêntica e alegre.
Como nos diz o nosso bispo, D. Jorge Ortiga, na sua mensagem aos jovens para este ano pastoral, a fé é o «abandono confiante em Cristo que vem ao nosso encontro». Assim, caro jovem, nunca te esqueças que Cristo vem continuamente ao teu encontro, resta apenas que tu te abandones nos Seus braços!